Qual é o elo comum entre Elon Musk, Bill Gates, Warren Buffett e Cristiano Ronaldo?
Quem pensou nos dólares e euros acumulados ao longo da carreira pelo quarteto bem-sucedido, não está de todo errado, claro.
Mas não é esta a principal coisa que eles têm em comum.
Há um fato pouco discutido que une verdadeiramente o CEO da Tesla (e dono do Twitter), o filantropo e bilionário fundador da Microsoft, o investidor da Berkshire Hathaway e o craque português: além do extremo sucesso e da comprovada competência em suas especialidades, os quatro são… bons leitores.
Os quatro gostam de ler
Segundo depoimento pessoal, Warren Buffett, 92 anos, o lendário fundador da holding de investimentos Berkshire Hathaway — sexto homem mais rico do mundo — consome ao menos 80% do seu dia lendo.
Antes de se tornar CEO da Tesla, e de ajudar a fundar o PayPal, Elon Musk era conhecido por sua voracidade de leitura, lendo até dez horas por dia, sobretudo ficção científica.
Bill Gates e Cristiano Ronaldo são constantemente flagrados com um livro a tiracolo em suas constantes viagens de avião. (Você pode estar se perguntando, quanto ao craque português, o que a leitura ajudaria a um ás da bola. A resposta é simples: a leitura estimula o cérebro, o que amplia a capacidade de resposta em campo e a visão de jogo de um atleta).
Ler é um hábito poderoso
O hábito da leitura é um segredo de sucesso das pessoas mais ricas e poderosas do planeta.
Infelizmente, porém, tornar-se um leitor eficiente é difícil. Mas vamos à boa notícia.
Há um método eficaz para se tornar um excelente leitor em pouco tempo. A capacidade de leitura é um diferencial competitivo cada vez mais importante.
O método é baseado nas descobertas da neurociência, sintetizadas no best-seller do jornalista norte-americano Charles Duhigg, O Poder do Hábito. É um método baseado nas descobertas neurocientíficas do — como diz o título da obra — poder transformador dos hábitos humanos.
Transformar o hábito em boas práticas.
É um método baseado em identificação de rotina, recompensa, identificação de possíveis sinais de fracasso, e desenvolvimento de um plano de ação.
É um método simples, na verdade. Porém, efetivo.
O passo-a-passo para criar o hábito de leitura
No Rio Grande do Sul, o espírito de tornar a leitura um hábito foi o que fomentou o modelo de negócios de uma editora sediada em Dois Irmãos, o Clube de Literatura Clássica.
Fundado em 2020, o Clube de Literatura Clássica é o maior clube por assinatura dedicado aos clássicos do Brasil, e o que mais cresce também. O modelo de negócios do CLC buscou emular o passo-a-passo da criação de hábito do leitor.
1. Rotina com os livros
Todos os meses, os assinantes do Clube recebem em suas casas uma kit com um grande clássico da literatura universal e brindes variados — como livretos, marca-páginas e retratos dos autores. O que define uma rotina de contato com os livros.
2. Premiar o leitor
O segundo passo para a criação de hábito de leitura é premiar o leitor com um diferencial. O grande diferencial oferecido pelo Clube, segundo o COO — Diretor de Operações do Clube, é, em primeiro lugar, a qualidade editorial e o design da obras, sempre acompanhada de ricos brindes.
3. Combater a falta de interesse
O terceiro passo é a identificação dos problemas que podem comprometer o sucesso do hábito.
Um dos maiores riscos à criação do hábito de ler é a falta de estimulação. Entregando uma nova obra literária a cada mês — sempre uma obra-prima da literatura universal —, o Clube ajuda o assinante a nunca perder o interesse pela leitura.
É uma estratégia que visa disponibilizar a melhor experiência de leitura aos seus assinantes. De forma constante e repetida – habitual.
4. Agir
Por fim, o quarto passo, este só o leitor pode fazer: um plano de ação e de mudança. Um comprometimento interior. Este é o ponto que separa as pessoas excepcionais das medianas. Mas basta querer.