Compreenda o real significado de “kafkiano” a partir do assustador romance de Kafka
Na obra “O Processo”, de Franz Kafka, o leitor se depara com uma realidade angustiante, que sufoca o protagonista durante toda a narrativa.
Josef K, é detido ao acordar, não sabe o motivo de seu processo e muito menos quando será julgado, só sabe que precisará comparecer a um tribunal. A burocracia é extrema. O protagonista luta até o fim para continuar vivendo sua vida e para tentar descobrir as razões de sua acusação. Ele fica frente a frente com a impossibilidade de conhecer ou entender a lei – aos culpados só resta obedecê-la.
Josef K. está inserido em uma realidade tão perturbadora que passa a descobrir que todas as pessoas à sua volta estão envolvidas de alguma forma neste tribunal, desde seus colegas de trabalho até o advogado que ele mesmo contratou.
Definimos algo como “kafkiano” quando possui grande semelhança com as atmosferas das obras de Kafka. As narrativas do autor são sempre repletas de empecilhos, frustrações e burocracias, que levam o leitor a um sentimento de forte angústia. O romance “O Processo”, é um dos livros que melhor descreve o real significado de “kafkiano”, o que Josef K vive é um verdadeiro absurdo.