Nascido em Salem, Massachusetts, em 4 de julho de 1804, Nathaniel Hawthorne é o grande romancista da literatura norte-americana.
Seus ancestrais fizeram parte da história da Nova Inglaterra desde as primeiras décadas de colonização, e o exame dos costumes e da história da região sempre fascinaram e influenciaram o escritor.
O autor foi educado nas artes liberais na “Bowdoin College”, no Maine, e lá deu seus primeiros passos nas letras, publicando contos e novelas em jornais estudantis. À mesma época conheceu Sophie Peabody, futura esposa, e Franklin Pierce, futuro presidente do país e seu amigo por toda a vida.
Ao encerrar os estudos, tomou um posto burocrático na alfândega que garantia vida confortável para si e para sua família, que já contava com 3 filhos. Em 1842 entrou em contato com o movimento transcendentalista, chegando a tornar-se sócio da fazenda utópica Brook.
Sua índole era tímida e reclusa, mas mesmo assim conquistava simpatia e amizade nos círculos literários. Ralph Waldo Emerson e Herman Melville estavam entre seus amigos célebres.
Em 1850 ‘A Letra Encarnada’ foi publicado e conquistou, dentro dos parâmetros da época, um sucesso editorial estrondoso. Em sua última década de vida, Nathaniel alcançou o posto de cônsul graças aos favores de Franklin Pierce, ficando em Liverpool por longo período e passando por outras cidades europeias.
Ao voltar aos Estados Unidos em 1861, o escritor chegou a um país em guerra civil e se impressionou negativamente com o cenário que encontrou. Em 19 de maio de 1864, enquanto viajava com seu amigo presidente, Nathaniel Hawthorne faleceu durante o sono.