Elementos da Trilogia Lima Barreto do Clube – II

Alguns elementos da trilogia de Lima Barreto publicada pelo CLC

4. Isaías Caminha é um escrivão de interior que se põe a registrar em suas “Recordações” o tempo em que descobriu a vida: o tempo em que partiu da roça rumo à Capital Federal – ainda o Rio de Janeiro – e se deu conta de qual substância nosso país é feito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fica pouco tempo por lá, mas o bastante para entender os meandros políticos, os bastidores vis da imprensa, a vaidade das elites, o estigma da ascendência africana, a miséria dos pobres.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E mais: compreendeu também como todo esforço intelectual terminava vão, em vista de um ambiente obtuso que só admite pessoas obtusas, ambiente a que Isaías acabará por se render…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recordações do Escrivão Isaías Caminha é o primeiro dos três títulos que compõem a edição especial do Clube de Literatura Clássica em homenagem a Lima Barreto.

5. O adjetivo que melhor descreve o major Policarpo Quaresma é aquele que lhe foi proferido pelo presidente Floriano Peixoto: “Você, Quaresma, é um visionário…”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Desde sua paixão pelo tupi e pelos clássicos da literatura colonial, até sua preocupação em registrar e cultivar a cultura popular; desde seu empenho em cultivar a terra abandonada à miséria até a prontidão que demonstrou na defesa da pátria, Policarpo Quaresma mostra ter entendido seu país, suas necessidades, suas belezas, e ter vislumbrado um caminho que talvez valesse a pena ser trilhado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas como a realidade é dura! Ressuscitar uma língua antiga é impossível, as pessoas já não mais se recordam das cantigas tradicionais, a terra é presa das pragas naturais e das disputas políticas, e a pátria é governada por um ditador implacável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quaresma é um visionário às avessas, vítima daquele “grão de sandice” tão bem descrito por Brás Cubas. Nessa trajetória quixotesca, ainda resta um último elemento de ironia: “Policarpo” é “aquele que dá muitos frutos”. Nome trágico para aquele que quis fazer tudo crescer e morreu em terra estéril.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Triste Fim de Policarpo Quaresma é o segundo dos três títulos que compõem a edição especial do Clube de Literatura Clássica em homenagem a Lima Barreto.

6. Gonzaga de Sá, quando o conhece o jovem Augusto Machado, é um senhor que, sem saber, já está nos últimos tempos de sua vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É bacharel – não aquele bacharel ainda dos mais prestigiados e eminentes, em Direito – mas em Letras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Homem de talento, de espírito agudo, Gonzaga de Sá, descendente dos fundadores do Rio, é um personagem que se deixou apagar pela vida regular do funcionalismo público, e que, por isso, não floresceu nem pôde deixar qualquer legado reconhecível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
À medida que o conhecemos na narrativa de Augusto Machado vamos percebendo um intelecto além do comum, um conhecedor ímpar do Rio de Janeiro e das coisas do Brasil; alguém que percebe inúmeros problemas que poderíamos dizer de ordem “espiritual”, o tremendo mau gosto do brasileiro, o desmazelo com a cidade, a decadência da república…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas Gonzaga de Sá também é um homem frustrado – que nunca se realizou no amor, nunca conheceu a paternidade, nem tampouco se consumou como escritor e intelectual…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Homem sábio, que teve uma morte serena, mas que não conseguiu transpor os obstáculos que seu país ainda hoje oferece a quem quer que busque erguer-se acima da mediocridade reinante…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá é o último título da trilogia que compõe a edição especial do Clube de Literatura Clássica em homenagem a Lima Barreto.

7. A trilogia do amadurecimento da alma é o que iremos levar até a casa dos nossos assinantes no box dedicado a Lima Barreto (e que é o nosso primeiro de literatura brasileira).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lima Barreto erigiu um monumento com sua obra, de acordo com Otto Maria Carpeaux.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esta trilogia retrata a evolução espiritual dos seus herois. Estes personagens buscam desligar-se do ressentimento coletivo e elevar-se sobre ele para encontrar o sentido de suas vidas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ainda que se encontrem em situações opressoras, eles acabam por se tornarem benfeitores e, mais do que isso, educadores do ambiente opressor e mesquinho em que vivem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A solidão e o sofrimento narrados nas obras tornam-se um princípio de sabedoria, da qual teremos a chance de compartilhar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, resolvemos levar este autor único e suas grandes obras até a casa de nossos assinantes.

Total
0
Shares
Anterior
Elementos da Trilogia Lima Barreto do Clube – I

Elementos da Trilogia Lima Barreto do Clube – I

Alguns elementos da trilogia de Lima Barreto publicada pelo CLC

Próximo
Elementos da Trilogia Lima Barreto do Clube – III

Elementos da Trilogia Lima Barreto do Clube – III

Alguns elementos da trilogia de Lima Barreto publicada pelo CLC

Você também pode gostar
Total
0
Share