E agora, depois de pertencer a Lorde Verme, que lhe comeu as carnes, este sujeito lhe bate com a enxada no maxilar. – Hamlet, V, 1.
Hamlet
Pouco sabemos efetivamente sobre a vida de William Shakespeare, e sua biografia contém muitas especulações. Sabemos onde nasceu, onde foi batizado, quando e com quem se casou, quando morreu, quem foram seus amigos. Somos capazes, também de acompanhar alguns passos de sua carreira, sabendo que, além de poeta, era grande ator, que chegou a suscitar a inveja de alguns, e que, no fim, malgrado sua carreira de sucesso, o prestígio que obteve apagou-se, tornando-se ele só mais um na galeria dos poetas de seu tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Shakespeare morreu jovem, aos 52 anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, apesar de ter há alguns séculos entregue sua vida terrena, o monumento que William Shakespeare erigiu – “mais perene que o bronze”, para usar a expressão de Horácio – continua a causar assombro e admiração naqueles que dele se aproximam com sensibilidade e respeito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A memória de Shakespeare não merece ser maltratada como os restos mortais vistos por Hamlet. Por isso, o Clube de Literatura Clássica se propôs a fazer um box especial, digno do gigante que foi o poeta inglês, através de um trabalho artístico visual e editorial mais que cuidadoso.