O adultério no romance do século XIX

Confira 5 clássicos que colocam o adultério no centro de seus enredos

O adultério —  sobretudo o adultério feminino —  foi um tema frequente na literatura do século XIX. As traições — ou supostas traições — aparecem no enredo de grandes clássicos desse período.

Dom Casmurro, A Letra Encarnada e Anna Karênina receberam suas edições exclusivas do Clube, e os outros clássicos certamente estarão aqui em um futuro próximo.

Selecionamos aqui alguns romances que tratam deste mesmo tema, que parece interessar muito o espírito dos grandes autores:

A letra encarnada

A obra-prima de Nathaniel Hawthorne foi publicada em 1852 e narra o drama de Hester Prynne, jovem mulher que engravida em uma relação extraconjugal. Ambientada na baía de Massachusetts, a trama foca-se ora na intimidade de Hester, ora na pressão que a sociedade exerce sobre a heroína.

Madame Bovary

Publicado em 1856, o romance de Gustave Flaubert nos conta a trajetória de Emma Bovary, jovem senhora que, entediada da rotina monótona e excitada pela leitura de livros romanescos, entrega-se ao adultério.

Anna Karênina

O romance de Liev Tolstói foi publicado pela primeira vez em 1877. Na história, a protagonista homônima é uma senhora que tem tudo que a sociedade admira —beleza, riqueza, fama — e ainda assim sente-se vazia. Na busca por algo que dê sentido para sua existência, Anna aventura-se num caso extraconjugal com um homem muito diferente de seu marido.

O primo Basílio

Publicado em 1878, o clássico de Eça de Queiroz conta com uma trama muito similar às de Madame Bovary e Anna Karênina. Luísa, a protagonista, é jovem, bela e recém-casada. Logo entendia-se da rotina e do marido e, excitada por leituras, aventura-se num affair com Basílio, primo recém-chegado do exterior.

Dom Casmurro

Bentinho e Capitu conheciam-se desde a infância e, após enfrentarem a resistência da família do rapaz, enfim se casaram. Após breves anos de felicidade, o ciúme tomou conta do coração de Bentinho, que decidiu enviar a esposa e o filho — que, segundo pensava, era estranhamente parecido com o amigo Escobar — para a Europa. Este simples enredo é  contado por Machado de Assis de maneira genial.

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