A Misteriosa Charlotte Brontë

Imagine uma mistura de romancista erudita (uma espécie de Virginia Woolf) com uma pitada de celebridade que morreu jovem, como o ator James Dean. E depois acrescente uma porçãozinha de mistério à la Thomas Pynchon (o recluso autor norte-americano, do qual só se conhece uma foto da juventude). Pronto! Você tem uma dimensão razoavelmente aproximada do que foi a persona de Charlotte Brontë.

Nascida na bucólica região de Yorkshire, no norte da Inglaterra, em 1816, Charlotte foi poeta e romancista. O pai era um sóbrio reverendo, Patrick Brontë.

Depois de ver o primeiro romance recusado por várias casas editoriais, Charlotte Brontë alcançou a fama com a sua segunda obra, “Jane Eyre”, em 1847.

O romancista W. M. Thackeray, que gozava então de enorme sucesso com “Feira das Vaidades”, comentou que não conseguira desgrudar do livro, chorando em diversas passagens.

Os críticos reconheceram o gênio literário de Brontë. Mas o louvor deu-se sob o manto do anonimato: Charlotte assinava suas obras sob pseudônimo masculino, Currer Bell, o que era de praxe na época entre as escritoras. Mas o público, inquieto, não cansava-se de indagar: ‘Quem é Currer Bell?’. À boca pequena, diversos críticos diziam suspeitar tratar-se de uma mulher. Incomodada, Charlotte tentou revelar sua verdadeira identidade. Porém, em 1855, veio a notícia chocante: ‘Currer Bell’ havia morrido. Charlotte faleceu aos 38 anos de complicações durante a gravidez — ela havia se casado um ano antes. Foi uma comoção na época.

O mistério sobre a sua identidade se desfez definitivamente quando, em 1857, a romancista Elizabeth Gaskell lançou a biografia “A Vida de Charlotte Brontë”. Terminava o mistério, mas não o fascínio em torno da romancista, que se tornou desde então uma das figuras mais estudadas da literatura inglesa.

Conheça a obra-prima de Charlotte Brontë e outros grandes romancistas, assine o Clube.

Total
0
Shares
Anterior
Bem-vindos ao Blog do Clube

Bem-vindos ao Blog do Clube

Venha navegar pelo manancial dos clássicos da literatura

Próximo
Charles Dickens

Charles Dickens

Charles John Huffam Dickens, segundo de oito irmãos, nasceu em 07 de fevereiro

Você também pode gostar
Total
0
Share