Fernando Pessoa

Helen Caldwell dizia, com certo ar de escárnio, que só os anglófonos eram capazes de entender Machado de Assis, devido à influência ubíqua de Shakespeare em suas obras – razão pela qual Harold Bloom, para quem Shakespeare é o centro do cânone, também tinha Machado em tão grande estima.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Curiosamente, para outro grande gênio de nossa literatura, Fernando Pessoa, a influência das letras inglesas também foi determinante para sua formação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888 em Lisboa, no bairro do Chiado, filho de Joaquim Seabra Pessoa, funcionário público e crítico musical, e Maria Magdalena Pinheiro Nogueira. Seu pai morre, porém, quando o pequeno Fernando tinha apenas cinco anos de idade.

Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas.
Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico.⠀⠀⠀

Fernando Pessoa, Livro do Desassossego


Dois anos depois, sua mãe se casa com João Miguel dos Santos Rosa, cônsul português na cidade de Durban, África do Sul, para onde a família se muda. É nessa cidade que Fernando Pessoa estudará e se formará, e onde escreverá seus primeiros poemas, em inglês.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Retornou sozinho para Portugal aos dezessete anos, passando a morar com a avó e duas tias. É só então que o poeta entra em contato com nossa literatura, tornando-se grande admirador do Padre Antônio Vieira.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de, dos quatro livros que publicou em vida, três terem sido em inglês, a importância que Fernando Pessoa dava à língua materna era enorme, como fica evidente lendo as páginas do LIVRO DO DESASSOSSEGO.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que ele tenha se tornado mestre absoluto da língua e um de seus maiores expoentes é algo verdadeiramente admirável – como também o fato de, crescendo longe da terra natal, tenha sido capaz de entrever nas linhas de sua História coisas que ninguém antes entendera…

Total
0
Shares
Anterior
Camões e Cervantes

Camões e Cervantes

Soldados, poetas, aventureiros

Próximo
Saramago e o Quixote

Saramago e o Quixote

José Saramago (1922 – 2010), por ocasião do aniversário de 400 anos da

Você também pode gostar
Total
0
Share