Torquato Tasso é um poeta de primeira ordem da literatura universal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nascido em Sorrento, em 11 de março de 1544, Torquato era filho do também poeta Bernardo Tasso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ele sempre teve uma vida atribulada. Exilado o pai durante conturbações políticas no sul da Itália, conseguiu unir-se a ele novamente, em Roma, com o peso de ter que deixar a mãe, que pouco tempo depois morreria. Torquato era só uma criança que, à época, pouco passara dos dez anos de idade.
O poeta realizou sua formação em Nápoles, Roma, Urbino, Veneza e Pádua, em um período que conheceu grandes mestres como Sperone Speroni e Carlo Sigonio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aos 21 anos, quando à serviço do cardeal Luís d’Este, conheceu aqueles que marcariam sua vida para sempre: o duque de Ferrara, Afonso II, e sua irmã Leonor. Em Ferrara, passou os anos mais felizes de sua vida. É a Afonso que dedicará a obra magna que completará aos 31 anos de idade:
Tu, grande Afonso, por quem sou liberto / Da morte, e a porto amigo conduzido, / Eu, peregrino errante, que tão perto / Dela estou, pelo mar quase sorvido, / Acolhe o canto meu com rosto aberto, / Qual voto que te pago e te é devido. / Talvez por ti de minha pena saia / Um dia o que somente agora ensaia.
Torquato Tasso, em Jerusalém Libertada
Após a conclusão de JERUSALÉM LIBERTADA, porém, a vida de Tasso ganha outro contorno, ao mesmo tempo que começam as vicissitudes por que passará sua grande obra-prima.
Tasso falece em 15 de abril de 1595, poucos dias antes de receber do Papa a coroação como “rei dos poetas”.