Júlio Verne

Júlio Verne é um grande artista, que teve o mérito de trazer à literatura o espírito de sua época sem deixar de entreter seus leitores.

Nascido em Nantes, em 8 de fevereiro de 1828, Júlio era filho de Pierre Verne, advogado bem-sucedido, e Sophie Allote, herdeira de uma família de navegantes. O escritor foi educado em tradicionais seminários e liceus da sua região, onde foi aluno mediano. Terminados os estudos regulares, foi, a mando do pai, estudar Direito em Paris.

Na capital, seu entusiasmo pela carreira jurídica diminuía à medida que aumentava sua convivência com os círculos literários parisienses. Inspirado pela leitura de escritores clássicos e românticos, Verne compôs peças teatrais, poemas e contos que já davam sinais do gênio que viria à luz dali alguns anos. Seus trabalhos, porém, tiveram pequena repercussão.

Em janeiro de 1857, contrariando o pai, Verne casou-se com Honorine de Viane, viúva e mãe de duas meninas. Júlio passou, então, a trabalhar como corretor da bolsa de valores.

Em 1862, Félix Nadar, entusiasta do balonismo então nascente e amigo de Verne, apresenta o escritor ao consagrado editor Pierre-Jules Hetzel. Este lê os manuscritos de Verne e lhe oferece um contrato vultuoso, com a obrigação de entregar ao menos dois romances por ano. Verne cumpriu o contrato à risca até sua morte e, para fazê-lo, abandonou a sociedade parisiense para refugiar-se no interior e seguir uma rigorosa rotina de trabalho.

Publicadas primeiramente como folhetins na “Magasin d’éducation et de récréation”, as “Viagens Extraordinárias” foram um sucesso absoluto, e nelas Verne pôde conjugar sua crescente paixão pela literatura com o gosto, que trazia desde a infância, por inovações científicas e viagens aventurecas.

A publicação do Clube de Literatura Clássica de “A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS”, obra-prima da imensa criação de Júlio Verne, vem em edição bilíngue, na tradução clásica de Teotonio Simões.

Total
0
Shares
Anterior
George Sand

George Sand

George Sand tinha origem nobre, foi escritora profícua, era admirada pelos

Próximo
Euclides da Cunha

Euclides da Cunha

Nascido em Cantagalo, em 20 de janeiro de 1866, trabalhou como engenheiro,

Você também pode gostar
Total
0
Share